Obras de arte são determinantes na pessoalidade dos projetos de interiores. Casas contemporâneas, menos formais, pedem a mistura de estilos e memórias afetivas.
A empresária Liliana Cabral comemora: os ambientes mais contemporâneos pedem a mistura de estilos artísticos e mais personalidade. E para isso os quadros são o maior aliado. A Artestil Galeria de Arte e Molduraria, tem mais de quatro décadas de experiência na fabricação de molduras exclusivas artesanais e representa alguns dos mais renomados artistas clássicos e contemporâneos.
A tendência atual de misturar diversas técnicas e escolas artísticas numa mesma parede é uma boa forma de imprimir o DNA do dono da casa. “Temos percebido cada vez mais a utilização de pinturas, fotografias e desenhos numa mesma composição. Isso traz modernidade para o ambiente”, explica Liliana.
Preserve sua memória
Partindo do princípio de que a arte é para ser vivida, Liliana sugere que antes de mais nada é importante que o dono da casa escolha aquelas obras que mais lhe agradam ou com as quais tem maior ligação sentimental. Feita esta curadoria, é preciso observar o estado das obras e das molduras e eventualmente trocar ou adaptar algumas para criar um padrão. que muitas vezes pode ser até mesmo a ausência de padrão, ou a mistura de perfis de molduras modernas, com outras clássicas e até mesmo vitrines ou caixas para expor obras tridimensionais.
“O centro da composição deve estar na altura dos olhos, aproximadamente 1,60 m do chão, mas isso não é obrigatório. Quando se pendura muitos quadros, haverá alguns que ficarão abaixo e outros acima desta média. O importante é centralizar a obra de maior importância, de preferência nesta altura”, ensina. Ouse com criatividade Abraçando a liberdade criativa, não é preciso ficar preso a alinhamentos tradicionais. Seja pelo topo, pelo centro, pela base dos quadros, é possível fazer sempre instalações originais. “Até mesmo arranjos assimétricos podem ficar interessantes, quando se aproveita um detalhe da arquitetura da casa, ou se quer dar destaque a uma obra muito pequena, que pode ficar fora do conjunto principal”, sugere.
A simetria pode ser uma escolha sofisticada para sequências de obras do mesmo tamanho. Várias fotografias ou desenhos de um mesmo autor ficam lindas quando dispostas em sequência. Uma única peça quebrando a sequência também proporciona uma dissonância muito interessante. A fusão de técnicas e escolas artísticas é uma das composições que mais agradam a galerista.
Especializada na venda de obras de artistas clássicos, Liliana conta que por muito tempo houve quem substituiu clássicos por obras contemporâneas achando que elas não poderiam conviver em harmonia. “A proposta atual pede este contraste e fica muito bonito manter peças que fazem parte de sua história de vida, foram herdadas da família ou trazem uma memória afetuosa”, conta ela.
Peça ajuda a um especialista
Liliana lembra que assim como a arte é uma linguagem sem fronteiras e em constante efervescência, a arquitetura e o design de interiores também é. Na opinião dela, a casa é uma expressão de liberdade e criatividade do seu dono. “Na Artestil, oferecemos uma ampla variedade de molduras exclusivas, feitas artesanalmente, que complementam a diversidade das obras de arte. Nossos especialistas estão disponíveis para orientar nossos clientes nestas escolhas”, ressalta.
Sobre a Artestil Galeria de Arte e Molduraria: A Artestil Galeria de Arte e Molduraria tem mais de quatro décadas de experiência na fabricação de molduras exclusivas artesanais. Nossa missão é elevar a arte à sua máxima expressão, fornecendo molduras de alta qualidade que realçam e protegem suas obras de arte, refletindo a essência da arte. Contamos com uma equipe de especialistas apaixonados pela arte e pela molduraria, prontos para atender às necessidades individuais de nossos clientes. Instalada em dois endereços (Rua Dr. Carlos de Carvalho, 1663, Batel e Avenida Nossa Senhora da Luz, 850, Cabral), a Artestil funciona de segunda a sexta, das 9h30 às 18h30 e, aos sábados, das 9h30 às 13h30.
Comments